Institucional da LEC

A Liga Espírita de Campos fundada em 1930 tinha o objetivo de reunir os espíritas da cidade de Campos e de um dia criar um atendimento ao paciente psiquiátrico,  que tem sua mente perturbada, o que muitas vezes o incapacita para saber lidar com a realidade e enfrentar as lutas do cotidiano.

O Hospital Abrigo Dr. João Viana iniciou em 1947 como um abrigo para atendimento aos casos de loucura. Os espíritas se revezaram nos cuidados diretos àqueles que eram recolhidos às cadeias públicas.
O tempo passou, as modificações se fizeram necessárias e o então Abrigo foi sendo transformado em um Hospital com atendimento humano, mas também especializado. Médicos, psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras, professores de educação física, colaboradores e voluntários, e toda uma infra-estrutura de atendimento hospitalar foi organizada para melhor atendimento ao paciente portador de patologia psíquica.
   
Conscientes de que estudar é preciso, trabalhar é necessário e amar ao próximo é o menor caminho para chegar a Deus, a instituição tem lutado para cumprir a missão de suscitar no coração de nosso irmão, mesmo em tempo de transitório desequilíbrio, a esperança, a alegria de viver e de renascer, a cada dia.

Apostar na cura ou na manutenção do doente fora dos muros da instituição psiquiátrica é, para todos nós, o mesmo que “voar e cantar enquanto resistirem as asas”...
Conheça e participe, são muitos os nossos desafios e, nossas necessidades...
Liga Espírita de Campos, Mantenedora do Hospital Psiquiátrico Espírita Dr. João Viana